Ponte dos Arcos
A construção da linha férrea e da estação dos comboios, em 1914, acentuou a necessidade de melhores acessibilidades rodoviárias na freguesia de Alvalade. Sobretudo para tirar partido dos caminhos de ferro, e por essa via escoarem-se as abundantes produções agrícolas locais.
Estradas mas também pontes onde fosse necessário transpor o rio Sado e a ribeira de Campilhas. Com projecto desde 1945, a construção da Ponte dos Arcos só teve início em 1950, a cargo da Junta Autónoma de Estradas (JAE), após 5 anos de incertezas e contratempos. A obra, projectada pelo Engº Edgar Cardoso, técnico reputado da Junta Autónoma de Estradas, ficaria nos anais da engenharia nacional. O projecto, desenvolvido pelo famoso Engenheiro das Pontes, como ficou conhecido Edgar Cardoso, com base em ensaios experimentais sobre um modelo reduzido elascimétrico da obra, algo inédito até então em Portugal, não teve inicialmente a aprovação do Douto Conselho Superior de Obras Públicas, mas a metodologia adoptada significaria o início de uma nova fase da técnica de projectar em Portugal, e esteve na origem da criação do Laboratório de Engenharia Civil (LEC), actual Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). A Ponte dos Arcos, ou a Ponte de Alvalade como a extinta Junta Autónoma de Estradas a designou, é património destacado de Alvalade e uma referência importante na engenharia nacional. Coordenadas GPS: